Os Tapetes de Beiriz

Os Tapetes de Beiriz são uma forma de artesanato tradicional rústico em lã, originário da freguesia de Beiriz, concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, em Portugal.

São manufacturados em teares de madeira, totalmente manuais, sendo este um trabalhoso extremamente minucioso e que envolve grande perícia.

Os tapetes de lãs cortadas, são trabalhados nos pontos que os tornaram célebres, ponto de Beiriz, ponto estrela e ponto zagal.


Estes tapetes celebrizaram-se pelo chamado "ponto de Beiriz", e apresentam desenhos originais com flores como tema predominante. 

A sua característica mais notável é o facto de o desenho do tapete se manter quando este é virado do avesso.


A história:

A história do tapete de Beiriz remonta a um passado relativamente recente. Data do início do século XX e foi ideia de Hilda d'Almeida Brandão Rodrigues Miranda, nascida em 1892 e falecida em 1949.


Em 1919, Hilda Brandão, uma aristocrata Portuguesa criada no Brasil a viver em Beiriz, Povoa de Varzim, decide reavivar a tradição da tapeçaria e introduz a técnica do nó Turco, que rapidamente ganhou a designação de nó Beiriz. Com sucesso imediato, o negócio rapidamente cresceu para a forma de uma sólida industria.

Constituiu uma fábrica em Beiriz em conjunto com uma ajudante. Começaram a produção da tapeçaria e foram enriquecendo com o ponto por elas inventado, o "nó de Beiriz", que se tornaria famoso, após a sua morte, a fábrica passa para a mão de familiares mas acaba por falir em 1974.

Mais tarde, em 1988, um casal, José Ferreira e , recomeçam a produção destes tapetes, recrutando as artesãs da antiga fábrica.


Em 1988, uma empresária alemã Heidi Hannamann Ferreira vê na arte de Beiriz uma oportunidade para erguer um negócio. Assim, adquiriu alguns dos teares da antiga empresa e recrutou ecrutando as artesãs da antiga fábrica, possibilitando que Beiriz voltasse a ver produzidos os seus amados tapetes.

São tapetes notáveis premiados e com procura nacional e internacional, levando a que os preços oscilem entre 160 a 250 euros por metro quadrado. 


Os tapetes de Beiriz decoram o Palácio Real dos Países Baixos e edifícios públicos portugueses. O Teatro de São Carlos, em Lisboa, orgulha-se de possuir uma excelente colecção destes tapetes. Um, não, dois desses tapetes podem observar-se no Salão Nobre.
Os Tapetes de Beiriz Os Tapetes de Beiriz Reviewed by Marta Rainier on maio 06, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.