Os Carreiros do Monte surgiram no início do século 19, época em que eram usados como meios de transporte público pelos residentes locais que pretendiam viajar rapidamente desde a freguesia do Monte até a cidade de Funchal.
Atualmente e desde há muitos anos, os carros de cesto do monte são usados para transportar milhares de turistas todos os anos, que procuram um passeio cheio de emoções, adrenalina e uma experiência inesquecível com vistas esplêndidas sobre a cidade do Funchal.
O passeio começa abaixo dos degraus da Igreja do Monte e é o complemento ideal para a subida ao Monte por teleférico. Monte em si é um local bem conhecido pela sua beleza, os seus exuberantes e belos jardins e pela esplêndidas vistas sobre a baía.
Estes carros são produzidos artesanalmente, com vimes e madeira, e dispõem de dois lugares sentados. São conduzidos e controlados por dois carreiros, trajados de branco e com chapéu de palha na cabeça que, com perícia, utilizam as próprias botas, com grossas solas de borracha, como travões.
A viagem entre o Monte e o Funchal (até à localidade do Livramento), num passeio emocionante de até 38 km por hora, este é um rápido passeio de 2 km, efetua-se em cerca de 10 minutos, proporcionando aos seus utilizadores momentos de pura emoção, por estradas íngremes e sinuosas que irá levá-lo até o terminal do Livramento, no Funchal.
Esta pequena freguesia situada no mais alto da cidade do Funchal, mais precisamente a 6 km do centro da capital, foi anteriormente uma estância para o tratamento da saúde devido às suas qualidades climatéricas terapêuticas.
Monte, conhecida como a freguesia dos carros de cesto, é uma das zonas mais distintivas do Funchal, sendo de este modo, uma visita obrigatória para os turistas, não só pela sua história, mas também pela sua vista panorâmica sobre a baía do Funchal.
O Carreiro de Cesto do Monte
Reviewed by Marta Rainier
on
maio 15, 2019
Rating:
Sem comentários: